quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Matemática, ciência errada

Os estudiosos podem me odiar, mas faço aqui um manifesto contra a matemática como um ciência exata. Argumentos tenho aos montes, a começar pelas letras que aparecem em suas contas. Como algo que envolve contas, números, exatidão, pode ter um X ou um Y, ou ainda, um Z!?

Isso é tão absurdo que a própria matemática concorda comigo, pois, sempre que uma letra aparece em um operação, o que se tem que fazer? Isolá-lo! “Alunos, o primeiro passo é isolar o X”, diz a professora com convicção. Seria preconceito no mundo dos números?

Aí, por ser uma ciência exata, é bacana organizar direitinho, para estudá-la. Separam os números por grupos. Assim, nomeiam: grupo dos números complexos (justo, concordo) e grupo dos números imaginários (!). Muito exato, isso. Sei de onde saiu a inspiração para o Fantástico Mundo de Bob e aquela entrada psicodélica.

Em seguida você descobre “pi”, cujo valor é 3,141592653589... e vai até o infinito. Sim, o infinito. Como algo, numa ciência exata, não acaba? Como seria um pedaço de pizza no tamanho de “pi”? Eu quero!

Estava no trem matutando tudo isso e eis que um dos comércios ambulantes passa com um pequeno livros às mãos, berrando com aquele sotaque de vendedor inconfundível: “Olha a tabuada atualizada 2009! Quem quer? 1 real! A tabuada ataulizada! Geometria, trigonometria, seno, coseno...”. E isso me intrigou muito, e fiquei me perguntando: “Tabuada atualizada 2009.... atualizada... mas mudou o quê? Já não bastava a reforma da gramática? Não tem mais hífen em 4-5=1? Virou 45=1?”.

Outro dia eu falo da Física, que calculou a aceleração da gravidade. Dez metros por segundo ao quadrado. Para onde estaria indo a gravidade, nessa pressa?

Hoje em dia chamam qualquer coisa de exata.

5 comentários:

Alex Almeida disse...

o meu pretexto em gostar da área de humanas é justamente este: uma área, por assim dizer, que é assumida daquilo que é - ilimitada por demais!

GiGi disse...

hahahahahahahhaha

que ótima definição... uma afronta e uma vingança à Matemática... bem feito pra ela!

muito bom!

Priscila disse...

Ontem meu professor disse q matemática é a ciência mais simples q existe e fisica é a segunda ... Só pode tá pirando, hahah.

Diego Guerra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Guerra disse...

Porra Z, 4-5=-1. Vai me dizer que o hífen foi excluído daí tb???

Eu sempre quis comprar a tabuada atualizada e a sua antecessora pra ver as curiosas mudanças de uma e da outra... sempre mesmo.

Abraços,

Diego Guerra